NÃO SOMOS ZEBRAS!

Habilitando lideres para agilidade organizacional

NÃO SOMOS ZEBRAS!

“Quando é que a zebra fica estressada? Quando vê o leão surgir na savana. A partir desse momento, ela concentra todas as suas energias e capacidades para fugir do predador que se aproxima. Uma vez que consegue escapar, a zebra volta à mesma vida despreocupada de antes”.  Sinopse do livro Por que zebras não têm úlceras.

E o ser humano possui essa mesma capacidade? … 

 

Nesta semana tive a honra de palestrar no TDC 2019 ao lado do meu irmão, o psicanalista Marcos Wagner, sobre o tema: A Psicobiologia do estresse e os impactos da transformação ágil na vida do agente de mudança. 

Para entendermos melhor o que isso significa … 

Em nossos almoços de domingo em família, entre um papo descontraído e as brincadeiras com as crianças, sempre caíamos nas longas conversas sobre aprendizagem, psicologia e o futuro das empresas. Numa dessas conversas, começamos a questionar, sobre como um time de gestão de mudanças, necessita de estrutura emocional para lidar com tanta resistência. 

Ao pesquisarmos, percebemos que existem diversos conteúdos mencionando os impactos da mudança nas pessoas, mas pouquíssimas referências que abordam os impactos na vida do próprio agente de mudança que está em plena transição.

Ou seja, O que acontece física e psicologicamente com o agilista que lidera um programa de transformação? 

Quais são os impactos emocionais nas pessoas que quebram as primeiras pedras em empresas ultra resistentes? 

Como elas devem lidar com a responsabilidade e evitar absorver toda a carga pesada de uma gestão de transição organizacional?

Como um Agile Coach ou a liderança de um time suporta o constante senso de urgência, mesmo quando tudo dá errado?

Então decidimos juntar nossas especialidades e começar a explorar este tema. Isto acabou virando uma palestra, que unificou a visão de um psicanalista especializado em fatores psicossomáticos à de um executivo de agilidade organizacional, que estuda as competências da liderança e dos agentes de mudanças em grandes transições ágeis e digitais. 

 

No link abaixo, consta o PDF da apresentação. 

https://www.slideshare.net/EwertonViniciusRodri/psicobiologia-do-estresse-marcos-ton-tdc2019-v1

 

 Espero que você goste :-]

 

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: